domingo, 12 de dezembro de 2010

Que Loucura!


"A loucura é relativa.
Quem pode definir o que é verdadeiramente são ou insano?"

Woody Allen, cineasta dos Estados Unidos, famoso por seus filmes neuróticos e analíticos, publicou em 1980 o livo Side Effects, intitulado aqui no Brasil de Que Loucura!, que reúne contos que misturam humor e psicanálise, sua marca registrada.

A única palavra capaz de definir este livro é "loucura". Esse adjetivo permeia todas as páginas. Totalizando 16 contos, Que Loucura! pode não parecer tão atrativo em alguns momentos devido às inúmeras referências a lugares e personalidades presente na cultura estadunidense, e não na brasileira. Ainda assim o livro consegue entreter e provocar boas risadas.

Sendo algumas histórias mais interessantes que as outras, a obra começa muito bem com "Retribuição", recheado de situações e reviravoltas, fala sobre um homem que se relaciona com uma jovem e bela moça mas que acaba se apaixonando pela mãe dela. Encontra-se também os metafísicos "Na Pele de Sócrates" onde o autor relata um sonho em que ele, como se fosse Sócrates, está sendo acusado pelo Senado grego e "O caso Kugelmas" (que ganhou o prêmio Henry de 1978), onde o personagem do título afim de "acrescentar um pouco mais de exotismo à sua vida", começa a ter um caso amoroso com a protagonista do livro "Madame Bovary".


Todos os contos de uma maneira ou de outra me fizeram rir. Destaco "A Pergunta", onde um agricultor pergunta ao presidente dos EUA, Abraham Lincoln "Qual o comprimento ideal das pernas de um homem", e este reponde-lhe de maneira sarcástica: "O ideal para que cheguem ao chão". Ambos, mais tarde, se arrependem do que disseram.

Infelizmente o livro não termina com toda a agilidade e dinamismo que começa. "Ópio das Massas", escolhido para concluir, é cheio de referências culinárias, com um vocabulário próprio do tema, sendo totalmente desconhecido a mim. Contudo, ainda diverte com, por exemplo, a discussão entre o crítico culinário e o leitor da crítca sobre como seria a equação para definir o spaghetti consumido num restaurante de massas.

Que Loucura! é um livro rápido e engraçado que acaba nos fazendo refletir sobre diversas passagens do cotidiano que costumam passando despercebidas. Embora tenha visto apenas dois filmes do autor, asseguro que é possível encontrar muito de Woody Allen neste divertido livro.

- Ficha Técnica -

Título: Side Effects
Título em Português: Que Loucura!
Autor: Woody Allen
Publicação: 1980
País de Origem: Estados Unidos da América

0 comentários: